Adalberto Rezende, da redação.
A Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial brasileira em Diadema (SP), atualizou os recursos do sistema de controle de robôs manipuladores e colaborativos que conta com inteli
gência artificial (IA) Next 10.
Lançamento da companhia, o sistema consiste em uma tecnologia de visão computacional que pode ser utilizada em trabalhos de manipulação e inspeção de peças plásticas, por exemplo. Também pode ser usado em outras operações colaborativas no chão de fábrica, tais como emissão de alertas sobre riscos de acidentes.
Robô da Yaskawa dotado de sistema de IA e câmeras em exibição na Expomafe. Foto: Adalberto Rezende.
Marcio Garcia, diretor de soluções robóticas da Yaskawa Motoman, conversou com a reportagem da Plástico Industrial na Expomafe, onde a empresa exibiu o novo sistema em uma aplicação que envolveu um robô com capacidade de manipular peças com até 10 kg (foto).
“Nesta aplicação, o robô conta com um sistema de câmeras que podem realizar inspeção em peças plásticas e também em ferramental fabricado por usinagem, como moldes, por exemplo. O sistema de inteligência artificial aprende a executar processos e sugere estratégias. Sua interface permite que o comando do operador seja feito por digitação na tela de um dispositivo escolhido pelo cliente. E outras configurações podem ser estudadas”, explicou.
__________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________________
Confira mais notícias do setor de plásticos:
TopSolid e Simcon promoverão a transformação digital durante a Plástico Brasil
Novo controlador amplia as possibilidades de monitoramento da injeção
#Yaskawa #Next10 #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
A competitividade industrial dependerá de altos níveis de estabilidade operacional, da capacidade de antecipar falhas e reduzir oscilações no desempenho dos equipamentos.
04/12/2025
Um novo estudo elaborado pela Firjan mostra o potencial do estado como polo estratégico para o abastecimento do mercado brasileiro de produtos petroquímicos.
04/12/2025